Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de julho de 2015

TRT8 vence o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

















O Aplicativo SimVida, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, através do Programa Trabalho Seguro, foi premiado no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2015. Finalista na categoria Inovação, juntamente com a “Rádio Themis do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul” e com os “Serviços para dispositivos móveis – Eleições 2014, do Tribunal Superior Eleitoral”, o aplicativo foi o grande vencedor, recebendo ainda o prêmio Júri Popular, escolhido entre o melhor projeto entre os 39 trabalhos finalistas das 13 categorias do prêmio.
A premiação ocorreu na última sexta-feira (19), no encerramento do XI Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Judiciário - Conbrascom 2015, realizado em Belo Horizonte – MG, nos dias 18 e 19 de junho, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Para o Desembargador do Trabalho Walter Paro, Gestor do Programa Trabalho Seguro na 8ª Região, a premiação mostra que o Programa está no caminho certo.
“Tivemos, além da premiação pelo júri popular, também a escolha por pessoas especializadas. O júri popular mostra que o público apreendeu o que é esta ferramenta e seu significado, além de ser um regozijo para nossa região, pois é um produto paraense, que mostra que o Pará tem tecnologia e cabeças pensantes nessa área de uso inovador dos recursos de TI. Nosso objetivo foi fazer uma plataforma que pudesse ser uma ferramenta de registro de situação de risco de acidente, mas também criar a consciência de prevenção. Isso só nos instiga a aprimorá-la constantemente, inclusive já solicitamos aos desenvolvedores algumas inovações para que, além de receber os registros, possamos interagir mais com esse público, por meio do aplicativo", destacou.
Inicialmente disponível para a plataforma Android, a ferramenta possibilita que qualquer pessoa, diante de uma situação de risco de acidente de trabalho, fotografe e abasteça uma base de dados, através da qual será possível dimensionar as áreas de maior incidência de riscos ao trabalhador. Estes registros têm seus dados encaminhados para as autoridades competentes em agir de forma efetiva diante de cada caso, e auxiliam no planejamento de ações de prevenção aos riscos identificados e educação para construção de uma cultura de segurança.
Em utilização desde dezembro de 2014, quando foi realizado seu lançamento, o SimVida-TRT8 já serviu como instrumento para ações concretas de conscientização. Foi por meio dele que a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil na 8ª Região recebeu denúncias sobre crianças e adolescentes realizando vendas dentro dos coletivos da Região Metropolitana de Belém. A partir dos registrou recebidos, a Comissão reforçou as ações realizadas no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), desenvolvendo atividades dentro dos coletivos e semáforos da cidade, destacando os males dessa atividade ilegal.
De acordo com a Juíza do Trabalho Titular da 7ª VT de Belém, Nazaré Rocha, Gestora Regional do Programa Trabalho Seguro no 1º Grau, receber o prêmio na categoria inovação significa que o Poder Judiciário está executando a proatividade administrativamente, possibilitando uma interface direta com a sociedade, criando um aplicativo que permite o empoderamento do cidadão no combate às más condições de trabalho. “Receber, ainda, o prêmio na categoria Juri Popular vem coroar essa visão de inovação, de que a sociedade vê no SimVida um aplicativo compatível com a necessidade de responsabilidade compartilhada pela saúde física, mental e psíquica do trabalhador. É a difusão da cultura da prevenção”, completou a magistrada.
Desenvolvido em parceria com o Laboratório Experimental de Tecnologias Livres (Lablivre), ligado ao Projeto UFPA 2.0, da Universidade Federal do Pará, o SimVida-TRT8 pode ser baixado pelo Google Play ou pode ser acessado através do enderenço eletrônico http://www.lablivre.org/trt8/. Em breve, a ferramenta estará disponível para as plataformas IOS e Windows. Para Cláudio Alfonso, Coordenador do Lablivre, a premiação representa não só o reconhecimento do trabalho desenvolvido em parceria com o TRT8, mas também da urgência e do impacto desse tipo de tecnologia na nossa sociedade.
Fonte: Ascom TRT8

Nenhum comentário:

Postar um comentário