Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de junho de 2015

12 de Junho: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Neste dia 12 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, juntamente com a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8, e diversos parceiros, realizaram, durante toda a manhã, ações de conscientização sobre os malefícios causados pelo trabalho infantil.
A abertura oficial do evento, no hall de entrada do TRT8, contou com a presença da Presidente da AMATRA 8, Claudine Teixeira da Silva Rodrigues, do Presidente do Tribunal, Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha, das diretoras da AMATRA 8 Maria Zuíla Lima Dutra e Vanilza de Souza Malcher, gestoras da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT8 e coordenadoras da ação, além da Banda do Corpo de Bombeiros. Também estiveram presentes à cerimônia o Juiz de Direito Vanderley de Oliveira Silva, representando o TJPA; o Coronel Nahum Fernandes da Silva, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual da Defesa Civil, e o Dr. Raimundo Pinheiro, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Pará.
A Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA 8, Zuíla Dutra, Membro da Comissão Nacional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do TST/CSJT e Gestora Regional na 8ª Região, destacou que no Estado do Pará ainda existem 198 mil crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, trabalhando, e conclamou a todos para entrar nesta luta contra a exploração infantil. “A infância é breve. O tempo de viver a infância não pode esperar. Esse tempo é hoje, é agora. Este é o pensamento que leva a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT da 8ª Região e seus parceiros a prosseguir com a grande caminhada de conscientização da sociedade. Nós estamos fazendo a nossa parte, mas estamos também conscientes de que a união faz a força. Por isso, convidamos a todos para que se juntem a nós nesta grande luta, afinal, neste jogo somos todos juízes. Vamos dar cartão vermelho ao trabalho infantil!”, declarou.
Após este momento, autoridades e todos os voluntários seguiram para os pontos de ação. Logo em frente ao TRT, na Praça Brasil, magistrados, incluindo os presidentes do Tribunal e da AMATRA, com apoio de agentes de trânsito pararam ônibus e carros numa verdadeira blitz contra o trabalho infantil. O objetivo é a conscientização da população através da distribuição de panfletos em semáforos de diversos pontos da cidade. As blitz são chamadas de “invasões” e acontecem dentro das principais linhas de ônibus que circulam em Belém, nos quais motoristas e cobradores vestiram a camisa da campanha do Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil.







Além do interior dos coletivos, a conscientização foi realizada ainda em 15 semáforos da cidade, com entrega de material para pedestres e motoristas. A AMATRA ainda fez a panfletagem no interior das Varas do Trabalho de Belém, inclusive durante as audiências. A Campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA), Associação dos Magistrados Trabalhistas da 8ª Região (Amatra8), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PA), Fecomércio/PA, Senac, Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), Sindicato dos Rodoviários do Estado do Pará, Proativa, Faculdade de Belém (Fabel), Faculdade Maurício de Nassau, Conselho Tutelar de Outeiro, Agência Distrital de Outeiro, entre outros parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário