Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Magistrados da 8ª Região participam do 2º Curso de Processo Legislativo da ANAMATRA

Desde ontem, quatro magistrados da 8ª Região estão em Brasília, participando do 2º curso de Processo Legislativo – Procedimentos Legislativos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal promovido pela Anamatra. O evento conta com a presença da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e reuniu 105 magistrados, entre associados à Anamatra e as demais entidades.
Representando a Amatra 8, a Presidente Claudine Teixeira da Silva Rodrigues, o Diretor de Direitos e Prerrogativas Jorge Antônio Ramos Vieira e a Diretora de Imprensa Roberta Santos de Pinho. Representando a coordenadoria trabalhista da AMB, o associado ex-Presidente da Amatra 8, Antonio Oldemar Coêlho dos Santos.
Na abertura do evento, o presidente da Anamatra Paulo Luiz Schmidt, agradeceu a parceria das Associações e falou do termo de cooperação entre Ajufe, Anamatra e AMB. "Isso nos permite fazer essas atividades conjuntas politicamente importantes e que demonstram que a Magistratura possui muito mais pontos em comum do que eventuais divergências", disse. Sobre a dinâmica do curso, falou da importância da carga teórica. "É necessário para aprendermos aquilo que não está nos manuais e entendermos o processo legislativo".
Para o presidente da Ajufe Antônio César Bochenek, o evento possibilita um grande aperfeiçoamento e aprimoramento das funções dos dirigentes associativos, junto ao processo legislativo. "Agradeço a Anamatra pelo convite para juntos podermos trabalhar para termos êxitos mais rápidos e mais fáceis em relação aos pleitos da Magistratura", finalizou.
Coube à secretária-geral da Mesa do Senado Federal (2007 – 2014), Cláudia Lyra Nascimento, a primeira palestra do curso. Em sua intervenção, a secretária falou sobre os princípios do processo legislativo, os ritos do processo e suas fases como a separação de Poderes, controlabilidade, simetria, democracia, proposta de emenda à constituição (PEC), medidas provisórias, acordos internacionais, códigos, deliberação, sanção, veto, entre outros assuntos ligados ao tema.
Na parte da tarde, os secretários da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados Vinícius Telles Netto Vasconcelos e Alexandra Bittencourt, além do assessor regimental da Comissão, Luiz Cláudio Alves dos Santos, deram continuidade ao curso com abordagem dos aspectos específicos do processo legislativo da Câmara.
O curso continuou hoje e contou com a palestra do Secretário-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, Mozart Vianna. Em seguida, o diretor da Secretaria de Comissões do Senado Federal, Dirceu Machado Filho, deu prosseguimento ao curso.
Agora a tarde, os consultores de Orçamento da Câmara dos Deputados, Eugênio Greggianin e Sérgio Tadao, ministrarão palestra com enfoque no processo legislativo orçamentário. Por fim, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças do Conselho da Justiça Federal, Gustavo Bicalho Ferreira da Silva, palestrará sobre elaboração de peça orçamentária do Poder Judiciário.
Com informações da Ascom da Anamatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário