Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Amatra 8 segue visitando as comunidades na 2ª etapa do Programa TJC

A Amatra 8 (PA e AP) deu continuidade a segunda etapa do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania - TJC", iniciativa da Anamatra aplicada nas regiões pelas associações regionais. Ontem (07/08), receberam a visita de juízes e advogados trabalhistas, os adolescentes e jovens do Centro Social Santa Edwiges, do conjunto Panorama XXI, em Belém.


Nesta etapa, juízes e advogados vão às escolas tirar as dúvidas dos alunos sobre o que foi ministrado pelos professores que participaram do seminário de formação de multiplicadores que aconteceu no bairro do Bengui, no mês de fevereiro e contou com a participação de cerca de 150 professores das comunidades do entorno da República de Emaús.
No segundo dia de atividades, jovens de 13 a 20 anos de idade foram organizados em quatro pequenos grupos, para oportunizar a conversa informal e efetivamente serem tiradas as dúvidas sobre os temas já abordados em sala de aula. A equipe do TJC na 8ª Região falou sobre contratos de aprendizagem, FGTS, acidente de trabalho e até da redução da maioridade penal.


O vice-coordenador do TJC na 8ª Região, juiz Océlio de Jesus C. Morais liderou a equipe no segundo dia de trabalhos e fez um alerta aos alunos: “Não experimentem drogas. Digam não já na primeira vez para os vícios e sim para os estudos. É isso que vai fazer com que vocês sejam respeitados na sociedade”, conclamou o juiz aos adolescentes, para acrescentar: “O programa TJC quer plantar a semente do cidadão responsável em vossas mentes e corações para que construam uma história feliz de vida”.


Ao final, Adriana Araújo, ex-aluna do Centro Social deu o seu depoimento: “Sou ex-aluna e hoje instrutora de panificação. O Centro me proporciona aprendizado até hoje, foi através dele que participei do curso de formação de multiplicadores do TJC e agradeço o privilégio de poder estar aqui aprendendo e passando conhecimento”.
Participaram também os juízes Marcos Moutinho e Claudine Rodrigues. A Associação dos Advogados Trabalhistas – ATEP foi representada pelas advogadas Claudiovany Teixeira e Joênia Picanço.


Sobre o TJC
O TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O programa incentiva magistrados, membros do Ministério Público, advogados e professores a disseminar noções básicas de direitos fundamentais nas escolas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário