Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de maio de 2015

Evento discute o trabalho com crianças e adolescentes em Belém


Foi no dia 8 de maio, no auditório do Belém Soft Hotel que magistrados e membros do Ministério Público participaram do evento intitulado “O Trabalho com Crianças e Adolescentes: elementos para uma reflexão”, promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8, em parceria com o UNICEF. O objetivo do evento foi a sensibilização do público-alvo para a intervenção, com qualidade, na garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O seminário trouxe como palestrantes o Diretor Geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, Carlos Alberto Batista Maciel, Assistente Social, Mestre em Antropologia (UFPA) e Doutor em Sociologia (UNESP), e o jornalista Inácio França, Consultor do UNICEF, que apresentaram o trabalho realizado em conjunto, com o título “Boa intenção não basta! Um convite para desvendar a prática com crianças e adolescentes”. Esse trabalho, encomendado pelo Unicef, apresenta sete eixos de reflexão que visam contribuir para repensar o predomínio do elemento moral, da boa vontade, no trabalho com crianças e adolescentes.

“A nossa proposta nesse trabalho é tentar contribuir para que es​s​as ações se transformem em uma prática mais profissional. É um trabalho que ocorreu há um tempo atrás e tinha um formato muito acadêmico, depois pudemos nos debruçar sobre ele, tornando-o com uma linguagem mais acessível para que pudesse atender diferentes públicos, uma vez que a atuação com crianças e adolescentes tem diferentes públicos”, declarou Carlos Maciel. Para ele, abordar esse tema com o público do judiciário é de extrema importância, pois “essas informações podem contribuir na compreensão das ações que são desenvolvidas por pessoas ou organizações, identificando inclusive os limites dessas ações, não só do ponto de vista jurídico, mas​, ​principalmente​,​ social”.

Inácio França destaca que o conteúdo desse livro preenche um vazio, pois oferece uma reflexão mais teórica. “Estava conversando com alguns presentes e deu para perceber que essas são questões que eles se deparam todos os dias. Quando você oferece elementos para refletir, além da jurisprudência, melhora a capacidade de se aprofundar a reflexão, fazendo com que ​tenhamos, ​na ação prática, mais elementos e referências, além do direito e dos códigos”, declarou.

Participaram do evento magistrados trabalhistas, procuradores do trabalho, membros do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, do Ministério Público do Estado e da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda.​ Representando o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região estava presente a Desembargadora do Trabalho Maria Valquiria Norat Coelho.



O evento integra o conjunto de ações da AMATRA 8 em cumprimento ao termo de compromisso em prol do combate ao trabalho infantil, firmado com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e vem colaborar com o TRT8, também, no cumprimento da meta do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de capacitar 50% dos magistrados com a temática do combate ao trabalho infantil.

Para a presidente da Amatra8, Juíza do Trabalho Claudine Rodrigues “a Amatra se dispôs a implementar medidas que auxiliem o Tribunal no cumprimento desse programa formatado pelo TST, e um dos aspectos é a capacitação de magistrados nessa temática. O nosso objetivo é qualificar os nossos magistrados, os membros do MPT, do MPE e magistrados do TJPA, pois podemos lidar com o trabalho infantil no nosso dia a dia, e precisamos ter uma visão que não seja somente jurídica, precisamos de um contexto social muito mais amplo que nos permita fazer uma intervenção de qualidade nos casos concretos”, ressaltou.

A Juíza do Trabalho Vanilza Malcher, Diretora Cultural da AMATRA 8 e Gestora Regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT8, destaca que para os juízes do trabalho presentes o seminário foi de grande importância. “O objetivo é trazer o debate novamente, que está na ordem do dia, trazer a reflexão mais uma vez. A intenção é abrir os olhos e fazer com que tenham um novo olhar sobre o tema e possam somar-se a nós nesta luta”, afirmou.

A magistrada destaca ainda que o Dr. Carlos Maciel é um dos parceiros da comissão na pesquisa que está sendo desenvolvida junt​o​ ​às escolas públicas municipais e estaduais. Para ela, ter o Unicef como parceiro no evento é fundamental, pois podemos discutir o tema do trabalho infantil com pessoas que realmente vivenciam o problema, que trabalham com este tema há muito tempo, ​e que enriquecem o debate com ​que com sua experiência.

Avaliação

Ao final do evento, os participantes realizaram uma avaliação reativa sobre o seminário. Com perguntas divididas em quatro eixos, auto-avaliação, avaliação do curso, avaliação dos instrutores e coordenadores e serviços de estrutura e local de realização do curso, predominaram os índices de excelência em todos os quesitos. Destacamos o percentual de 87% de conceitos excelentes para a avaliação referente aos palestrantes e 57% de conceitos excelentes para a avaliação da metodologia aplicada no curso. A organização do seminário agradece a todos os envolvidos.

Renata Torres, com informações da Ascom do TRT8

Nenhum comentário:

Postar um comentário