Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Evento reúne magistrados e membros do Ministério Público para discutir o trabalho com crianças e Adolescentes.


A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8, em parceria com o UNICEF, realizará no dia 8 de maio, o evento “O Trabalho com Crianças e Adolescentes: elementos para uma reflexão”, que reunirá magistrados e membros do Ministério Público e contará com exposição dialogada de Carlos Alberto Batista Maciel, Assistente Social, Mestre em Antropologia (UFPA), Doutor em Sociologia (UNESP) e Diretor Geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA, e de Inácio França, Jornalista e Consultor do UNICEF.

O objetivo é a sensibilização do público-alvo para a intervenção, com qualidade, na garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O evento integra o conjunto de ações da AMATRA 8 em cumprimento ao termo de compromisso em prol do combate ao trabalho infantil, firmado com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e vem colaborar com o TRT8, também, no cumprimento da meta do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de capacitar 50% dos magistrados com a temática do combate ao trabalho infantil.


O Trabalho infantil

A Constituição Brasileira, a Consolidação das leis de Trabalho e o ECA definem claramente que a criança não pode trabalhar e também em que faixas etárias e em que condições é permitido o trabalho dos adolescentes. É importante esclarecer que, de acordo com o ECA, é considerada criança a pessoa de até 12 anos incompletos e adolescentes aquelas entre 12 e 18 anos.

O trabalho dos adolescentes somente é permitido a partir dos 16 anos. A única exceção é o trabalho na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Ainda assim, o trabalho do adolescente, mesmo como aprendiz, somente é permitido em condições que não lhe sejam prejudiciais.


Serviço: “O Trabalho com Crianças e Adolescentes: elementos para uma reflexão”
Data: 8 de maio de 2015 (sexta-feira)
Horário: 9h às 13h
Local: Belém Soft Hotel  (Av. Brás de Aguiar, 612)
Público-alvo: magistrados e membros do Ministério Público
Inscrições: os interessados devem se inscrever até o dia 04 de maio, às 18h, endereçando mensagem a sec.amatra8@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário