Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de outubro de 2014

TRT8 abre II Semana Institucional

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região iniciou, na tarde desta segunda-feira (06), a sua II Semana Institucional, que tem como tema “Repensando a Justiça do Trabalho da 8ª Região”. Reunindo magistrados e servidores, o evento, organizado pela Escola Judicial (EJUD8) e Escola Itair Sá da Silva (ECAISS), acontece até a sexta-feira (10), no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.
A programação foi aberta pela Desembargadora Rosita de Nazaré Sidrim Nassar, Presidente em exercício do TRT8, que compôs a mesa juntamente com o Ministro do TST, Horácio Raymundo Senna Pires, e a Coordenadora Científica do evento, Desembargadora Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga. Com a melhor expectativa possível com relação ao evento, a Desembargadora Rosita Nassar destacou a interação que este momento proporciona. “Espero que este contato sirva realmente para repensarmos a justiça do trabalho, de maneira a torná-la mais eficiente, e criar entre nós um ambiente de convívio mais humano e tranquilo”. 
A palestra de abertura, com o tema “A ética no judiciário”, proferida pelo Ministro do TST Horácio Pires, também integrante da Comissão de Ética da Presidência da República, teve como ponto de partida o valor máximo do ordenamento jurídico brasileiro, que é a valorização da pessoa humana. Conforme destacou, “todos nós precisamos meditar sobre esta importância, já que trabalhamos com isso. Deixo a mensagem de que ninguém descuide de sua formação técnica e moral. É um aprimoramento constante, pois nós não podemos fazer justiça aos nossos concidadãos se não formos também exemplo de valores e virtudes que devem engrandecer a nossa pátria”.  
Os magistrados e servidores que compareceram ao evento neste primeiro dia ressaltaram a expectativa quanto ao que será abordado nos demais dias do evento. Para o Desembargador Herbert Tadeu Pereira de Matos, Vice-presidente eleito do TRT8, a expectativa é das melhores, conforme destacou: “A escolha deste local mais amplo, com maior conforto, foi sensacional. E minha surpresa está sendo grata, pois vejo que estão reunindo um número de servidores e magistrados como não se viu nos anos anteriores. E que nós estejamos reunidos aqui nestes dias, refletindo, traçando planos, procurando descobrir conjuntamente novos métodos para atingir nossos objetivos. Um aperfeiçoamento progressivo da nossa prestação jurisdicional, é este o nosso compromisso”. 
A Juíza do Trabalho Maria de Nazaré Medeiros Rocha, titular da 8ª Vara do Trabalho de Belém, ressaltou que o grande público mostra que realmente se entendeu a importância da Semana Institucional. “Nós iremos discutir vários temas em vários segmentos, e isso é muito importante para que o Tribunal possa acertar seus procedimentos e entender toda essa mudança da legislação que vem ocorrendo. Principalmente a mudança para o PJe (Processo Judicial Eletrônico), que é uma realidade, não tem volta e vai chegar para todos. Acredito que esse é o momento de discutir quais as melhores formas de utilizar mais essa ferramenta, que é de acesso a justiça, facilita para todos e abre as portas para a comunidade em geral”. Para o Juiz do Trabalho Substituto Ênio Borges Campos, “a expectativa é de aprender mais com os colegas, não só com o círculo de palestras, mas até mesmo em conversas informais, já que temos colegas de várias localidades. A expectativa maior, sem dúvida, é essa aprendizagem”.
Nos demais dias do evento, o público será dividido conforme a área de atuação, tendo programação específica voltada para Magistrados; Diretores de Secretaria de Varas e Coordenadores de Distribuição de Feitos; Assistentes de Juízes do 1º grau; Assessores, Chefes de Gabinete, Assistentes de Desembargadores e Secretários e Assistentes de Secretarias Judiciárias; Oficiais de Justiça Avaliadores; e Gestores Administrativos. Dentre os temas que serão trabalhados com os grupos estão: “O Direito do Trabalho na Perspectiva dos Direitos Humanos”, “Jurisprudência TST”, “Reforma no CPC/DPT”, “A eficácia da Execução Trabalhista”, “Gestão da Excelência Humana”, entre outros. 
Para o Diretor Adjunto da Central de Mandados do Fórum Trabalhista de Belém, Norberto Lavareda, o evento é “o momento de encontrar colegas de trabalho de outras Varas e Fóruns, para rediscutir todo processo da Justiça do Trabalho, o que é bastante motivador para continuarmos buscando uma justiça mais eficaz”. De acordo com o servidor Pedro Márcio Vilar, que atua na 2ª Vara do Trabalho de Ananindeua, sua expectativa é “interagir com servidores de outras localidades, além de ficar por dentro dos sistemas que serão discutidos, como o CPC, direito de greve e afins”. 
De acordo com a Coordenadora Científica do evento, Desembargadora Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga, o que se pretende é “a discussão que nos leve a pensar uma justiça mais eficaz, uma justiça que possa corresponder ao jurisdicionado na satisfação de seus interesses e, principalmente, o comprometimento com toda esta justiça, com a justiça social”. A partir desta terça-feira (07), a programação inicia sempre às 8h e segue até às 16h.
Veja as fotos. 
Fonte e fotos: Ascom TRT8

Nenhum comentário:

Postar um comentário