Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de abril de 2014

TJC AMATRA 8 INOVA E CRIANÇAS EMOCIONAM OS PARTICIPANTES DO II SEMINÁRIO

Com o tema “conhecendo os direitos, conquistando a cidadania!” a AMATRA 8 promoveu o “II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES” do Programa TJC, em Belém, nos dias 10 e 11 de abril, com a presença de 200 professores e líderes de movimentos sociais. O evento ocorreu no auditório do Movimento República de Emaús, no bairro do Bengui, área periférica da Região Metropolitana de Belém.

 
O II Seminário do TJC Amatra 8 inovou em dois aspectos, com resultados positivos: um, na realização de várias reuniões preliminares com os multiplicadores para a definição da temática que gostariam que fosse abordada no evento, o que teve como aspecto positivo o completo envolvimento do grupo na formatação e concepção do II Seminário, sem perder a perspectiva dos objetivos éticos e sociais do Programa TJC.
Outra inovação, como estratégia de sensibilização, foi a inserção do grupo de crianças (de 4 a 6 anos de idade) da Escola Maria Amoras, para o encerramento do encontro. Orientadas por uma das professoras multiplicadoras, as crianças aprenderam a letra do Hino do TJC, de autoria do desembargador Vicente Malheiros da Fonseca, do TRT 8. As crianças fizeram uma emocionante apresentação, envolvendo e contagiando a todos os participantes do evento.
A estratégias adotadas pela coordenação do TJC Amatra 8 tiveram duas finalidades: uma, difundir desde cedo o conteúdo do TJC às crianças, já plantando uma semente de cidadania em suas mentes e corações. A outra foi a de enfatizar aos jovens e adultos do Programa a responsabilidade pelo conteúdo social do TJC, sob a perspectiva do futuro cidadão melhor para às crianças e adolescente do Brasil.
A temática do II Seminário foi a seguinte: “As piores formas de trabalho infantil”, “Exploração sexual de crianças e adolescentes”, “Políticas públicas e centros de apoio aos jovens”; “Adolescentes e o Direito do Trabalho (Estágio, Aprendizagem e Trabalho educativo)”, “Um novo olhar do adolescente às drogas”, “Os direitos do jovem aspirante a jogador de futebol” e “Direitos do trabalhador no contrato de trabalho temporário no serviço público”. As palestras foram proferidas por Juízes do Trabalho, Procuradores do Trabalho e Advogados, todos integrantes do grupo de voluntários do TJC da AMATRA8.
O Seminário adotou a seguinte dinâmica: palestras sobre os temas escolhidos, painel de “tira-dúvidas” a partir das questões apresentadas pelos participantes, representações cênicas relacionadas aos temas das palestras, consistindo, essa última atividade na mini-culminância do II Seminário.
Ainda como parte da dinâmica, nos intervalos das palestras, foram feitas apresentações musicais da Banda da Escola Cristo Redentor e do grupo de Percussão do Movimento República de Emaús, além de peças teatrais.
A coordenação regional do TJC – ao encargo dos juízes Maria Zuília Lima Dutra (coordenadora) e Océlio de Jesus C. Morais (vice-coordenador) – avaliou como altamente positivo o II Seminário, seja pelo envolvimento responsável dos destinatários do Programa, seja pelo relevante espírito colaborativo de juízes trabalhistas, procuradores do trabalho e advogados trabalhistas, como voluntários, seja pela inserção do TJC na própria realidade das comunidades destinatárias.
Os coordenadores do Programa TJC Amatra 8, por fim, anunciaram que o trabalho do Grupo de Voluntários do TJC da AMATRA8 continua com a programação do “I Seminário de formação na cidade de Macapá, a realizar-se no próximo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário