Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de março de 2014

Pré-Conamat 2014 aborda o papel do juiz na sociedade

            A Associação de Magistrados Trabalhistas da 8ª Região – AMATRA 8 – reuniu cerca de 30 magistrados trabalhistas associados, hoje (21), no espaço cultural do Memorial do TRT 8, no Encontro Preparatório ao XVII Congresso Nacional de Magistrados Trabalhistas – CONAMAT.
 
Na abertura do Encontro, a Presidente da Amatra 8, Juíza Claudine Teixeira da Silva Rodrigues saudou os convidados e ressaltou a importância do debate sobre a relação entre judiciário e sociedade. Na mesa de abertura, estavam presentes também a Presidente do TRT 8, Desembargadora Odete de Almeida Alves, a Curadora do Memorial, Desembargadora Sulamir Monassa Palmeira de Almeida e o Decano do TRT8 e ex-Presidente da Amatra 8, Desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca.
 
Abrindo o encontro, a Presidente Claudine palestrou sobre a Democratização do Poder Judiciário. Na sequência, encerrando a programação da manhã, a professora Mestre em Educação, Maria Clarice Leonel apresentou resultados contidos no relatório desenvolvido em 2013 durante a execução do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, com o tema: “O juiz e o povo: diálogo necessário para construção da cidadania”.
Clarice apresentou gráficos da realidade de jovens e adolescentes moradores das periferias da cidade de Belém que receberam capacitação dos magistrados sobre Direitos e Deveres do cidadão, além de um diagnóstico sobre o papel do magistrado na visão da sociedade. “Ao juiz não cabe apenas julgar, mas sim buscar o melhor para o meio social, como representante do Estado tornar possível a cidadania. Foi a construção desta imagem que os magistrados dessa Casa proporcionaram aos jovens do Programa”, comemorou a professora ao final de seu discurso.
 Durante a tarde, os magistrados dividiram-se em grupos e deram continuidade aos trabalhos com a discussão da temática do XVII Congresso Nacional. O assunto que abriu a pauta foi o movimento do dia 31 de março deste ano, quando os magistrados de todo o país encaminharão documento oficial às Presidências dos Tribunais pedindo eleições diretas para os Tribunais. Segundo a Presidente da Amatra 8, o objetivo da Associação é protocolar um pedido para que a Presidente do TRT 8, Odete Alves, dê inicio ao Processo de Democratização da Eleição. A adesão ao movimento foi aprovada por unanimidade. O documento será produzido em conjunto com as Associações Nacionais (ANAMATRA e AMB).

Ainda entre os assuntos abordados, falou-se de aposentadoria, formatação da carreira e critérios objetivos para a promoção de magistrados. O XVII Conamat será realizado entre os dias 29 de abril e 02 de maio em Gramado/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário