Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MUITAS EMOÇÕES NA CULMINÂNCIA DO TJC

        O dia 14 de novembro de 2013 foi eternizado na história do Programa TJC da AMATRA8 pelas muitas emoções proporcionadas às mais de 400 pessoas que estiveram no Auditório do TRT para prestigiar o evento. Relatamos aqui algumas dessas grandes emoções:
        Exposição de trabalhos: no espaço cultural, que fica em frente ao Auditório, foram expostos diversos trabalhos produzidos pelas crianças e adolescentes durante o estudo da Cartilha do Trabalhador.
Início da Culminância: no auditório, as atividades tiveram início com show musical e de danças regionais da Escola Cristo Redentor (Grupo Violão e Banda) e do Movimento República de Emaús (musicalização com violão). Todos os grupos proporcionaram um tempo de encantamento a todos.


Simbolismo o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC com a entrada de três alunos: um adolescente vestido de operário e segurando uma CTPS, representava o trabalho; uma menina trajando a toga e trazendo a balança expressava a justiça; uma criança, portadora de necessidades especiais (em cadeira de rodas) e exibindo a Constituição Federal simbolizava a cidadania. Na verdade, é com Trabalho, Justiça e Cidadania que vem sendo construído o Programa TJC na 8ª Região. Sem dúvida alguma, este foi um momento de muito significado.
Hino Nacional: cantado pela contralto Gabriela Florenzano, acompanhada ao piano pelo maestro José Agostinho da Fonseca Júnior, foi um show de rara beleza em todos os sentidos.
        Momento da grande colheita: os alunos das escolas beneficiadas com o Programa TJC apresentaram o que aprenderam sobre a Cartilha do Trabalhador, neste ano de 2013, por meio de atividades artísticas: Escola Maria Amoras (Coral infantil e Peça Teatral condenando o trabalho infantil); Centro Social da Paróquia Santa Edwiges (significativa peça teatral de bonecos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; Música com o Grupo Aracê); Escola Cristã do Bengui (Dramatização sobre as leis trabalhistas); Associação Cristo Redentor (Poema: brasileiro, o Brasil somos nós; peça teatral sobre prevenção de acidente de trabalho); Movimento República de Emaús (Performance Teatral defendendo o direito de brincar para crianças e adolescentes, intercalado com show de violino de crianças).


        Hino do TJC interpretado pela 1ª vez: o Coro Infanto-Juvenil do Projeto Vale Música, acompanhado de um Sexteto de Sopros, Piano e Percussão, sob a regência da maestrina Elizety Rego, interpretou o Hino do TJC, de forma magnífica, que tem letra e música do Desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca, decano do TRT8. Foi um momento de extrema emoção quando o autor do hino pediu “bis” para que todo o auditório também cantasse junto. Lindo demais!

        Uma terceira interpretação do Hino do TJC foi feita pelo Coral infantil da Escola Maria Amoras, composto por 20 crianças de 4 a 6 anos de idade, que estavam vestidas com camisas do TJC nas cores da bandeira da Justiça do Trabalho, ocasião em que cantaram, de forma vibrante, secundadas por batuque de cocos. Simplesmente sensacional!

         Novos Juízes: Por feliz coincidência, nesta ocasião, na sala do Pleno em frente ao auditório, acabava de ser divulgado o resultado do concurso para ingresso na magistratura, com a aprovação de 11 (onze) novos Juízes do Trabalho, os quais foram recepcionados e aplaudidos no palco do TJC: A
délia Weber Leone Almeida, Avertano Messias Klautau, Circe Oliveira Almeida, Daniel Rezende Faria, Ênio Borges Campos, Elbia Lidice Spenser Dowsley, Manuela Duarte Boson Santos, Milena Abreu Soares, Natalia Luiza Alves Martins, Otavio Bruno da Silva Ferreira e Valternan Pinheiro Prates Filho. Sobre o Programa TJC, Elbia falou: “agora eu sei a verdadeira razão porque fui aprovada neste Regional; considerem-me mais uma integrante da equipe de voluntários”.
        Encerramento: A coordenação e todos os voluntários do Programa TJC agradeceram a presença de todos e, de modo especial, o belíssimo trabalho apresentado pelos alunos. Em clima de confraternização, a culminância chegou ao fim com todos cantando a música do Gonzaguinha: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”. Os voluntários prosseguiram a confraternização em descontraído almoço, ocasião em que alguns dos novos juízes manifestaram grande interesse em integrar o Programa. Todos os colegas são muito benvindos na equipe de voluntários! Juntos seremos cada vez mais fortes!
        A propósito, já iniciamos os preparativos para o “II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES” que ocorrerá na semana pedagógica das escolas, em fevereiro de 2014, conscientes da importância do Programa para a formação cidadã das crianças e adolescentes, que somente neste ano de 2013 beneficiou mais de 2.000 alunos de bairros periféricos de Belém, além dos integrantes de 22 movimentos sociais.

Maria Zuíla Lima Dutra – Coordenadora do TJC

Océlio de Jesus C. de Morais – Vice-Coordenador do TJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário