Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de setembro de 2014

AMATRA8 e TRT8 unem forças para o combate ao Trabalho Infantil

Com o objetivo de desenvolver ações em prol do combate ao trabalho infantil, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, através de sua presidente Desembargadora Odete de Almeida Alves, assinou na sexta-feira (29/08), Termo de Compromisso com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região - AMATRA 8, Escola Judicial do TRT8, Federação Paraense de Futebol, Clube do Remo e Paysandu Sport Club. O termo tem como objeto o desenvolvimento, em âmbito regional, da Campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”.
 
Criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2010, para a Copa do Mundo da África, a campanha foi retomada este ano, na Copa do Mundo do Brasil, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com a FIFA e a Anamatra. De acordo com a Juíza do Trabalho Titular da 5ª VT de Belém, Maria Zuíla Lima Dutra, membro da Comissão Nacional e Gestora Regional do programa de combate ao Trabalho Infantil, o objetivo da campanha é atingir diversos segmentos da sociedade. “Começamos pelo futebol, por que Remo e Paysandu são os times com maior torcida do Norte do Brasil, que suscitam grande paixão. Queremos que esta paixão se estenda a vida integral das crianças e adolescentes”.
 
Dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2011, mostram que há mais de 3,5 milhões de crianças trabalhando no Brasil, sendo o Pará o sexto estado com maior percentual. Diante deste quadro, conforme destaca a Juíza Maria Zuíla, há uma caminhada muito longa e árdua, e somente com parcerias será possível evoluir nesta questão. “Com este gesto in´dito no futebol brasileiro, Remo e Paysandu estão mostrando que é possível ser solidário na diversidade. Temos certeza, que a partir desta união, as torcidas também estarão unidas por esta causa nobre, que é de todos nós e representa o futuro da sociedade e do Brasil”.
Tanto o Paysandu como o Clube do Remo, em seus próximos jogos darão o pontapé inicial à Campanha, com os jogadores entrando em campo com uma faixa dando “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. De acordo com o Presidente do Paysandu, Wandick Lima, “estamos abraçando esta causa e colocando todas as nossas dependências e o que precisar, para que a gente consiga pelo menos diminuir esse tipo de escravidão que existe”. O vice-presidente do Clube do Remo, Marco Antônio Pina de Araújo, que também assinou o Termo de Compromisso, destacou a imensa satisfação que é abraçar esta causa. “É uma causa nobre, que até onde sei é uma iniciativa inédita no Brasil e o clube está de portas abertas para que esta campanha seja mais e mais divulgada”, afirmou.
Além dos principais times do Pará, a Campanha será levada ainda aos demais times do interior do Estado, pela Federação Paraense de Futebol, conforme afirmou o Presidente Antônio Carlos Nunes. “Nós abraçamos a campanha, temos um alcance muito grande e uma ligação direta com os clubes do interior e vamos passar isto para eles, pois é importante levar esta mobilização a todos os lugares, para que a população em geral possa se conscientizar. A Federação está satisfeita em participar desta grande marcha na tentativa de erradicar o trabalho infantil”.
Como apoiadores da Campanha, a EJUD8 e Amatra8, também estiveram presentes da assinatura do Termo. O Diretor da Escola, Desembargador Francisco Sérgio Rocha, destacou que está é uma iniciativa importante para a sociedade civil, pois traça o caminho para colocar a criança no lugar correto, não no trabalho, mas no lazer. Para a Juíza do Trabalho Claudine Teixeira, Presidente da Amatra8, esta “é uma causa nobre e a associação está à disposição na luta pela erradicação do trabalho infantil, para todos os parceiros, para dar suporte no que for necessário nesta luta”.
Conforme destacou a Presidente do TRT8, Desembargadora Odete de Almeida Alves, a primeira atitude do Tribunal na luta contra o trabalho infantil foi a assinatura, ainda no mês de julho, de um Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), que também está engajado nesta luta. “Isso mostra que o poder judiciário está tomando uma atitude. É muito bom que se traga dois clubes tidos pela sociedade como rivais, e que estão aqui num objetivo só, é bom que o público veja que estão juntos trabalhando numa mesma causa. É preciso lembrar que a criança de hoje será o adulto de amanhã, será um representante da sociedade, e tanto melhor ela será se for orientada desde cedo, sabendo que ela não é explorada e aprendendo que ela não pode explorar”.
 
Gestora regional do programa de combate ao trabalho infantil, a Juíza do Trabalho Titular da 2ª VT de Belém, Vanilza Malcher, destacou que o TRT8 segue no envolvimento de mais parceiros, inclusive junto aos magistrados e servidores, que aderiram à campanha de uma forma bastante inusitada, fazendo fotos empunhando o "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil" e alterando as suas fotos de perfil nas redes sociais, assim como as fotos de capa desses mesmos perfis com o mote da campanha, que é "Neste jogo somos todos juízes! Dê Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil". Já estão sendo mantidos contatos com a OAB, Secção Pará, que já sinalizou que também fará parte dos parceiros que ampliarão a visibilidade sobre o conteúdo da campanha.

Fonte: ASCOM TRT8

Nenhum comentário:

Postar um comentário