Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

TRT8 alcança índice máximo de produtividade em 2012

Os tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Rio de Janeiro (TJRJ), Mato Grosso do Sul (TJMS), Acre (TJAC) e Amapá (TJAP), além dos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) e da 8ª Região (TRT-8), alcançaram, em 2012, resultado máximo de produtividade, segundo o Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus). É o que mostra o Relatório da Pesquisa Justiça em Números 2013, divulgado ontem (15/10) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
De acordo com o Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), isso não significa que esses tribunais sejam completamente eficientes e não precisem melhorar, apenas que foram capazes de baixar mais processos comparativamente aos demais de mesmo porte e com recursos semelhantes.
Uma das principais novidades do relatório Justiça em Números 2013, o IPC-Jus é um índice que compara a produtividade entre tribunais do mesmo ramo e com estruturas similares (pequeno, médio ou grande porte). O novo índice representa um aperfeiçoamento da modelagem do método DEA (do inglês, Data Envelopment Analysis) e estabelece uma relação entre o que foi produzido (denominado output) e os recursos disponíveis para cada tribunal (denominados inputs).
A metodologia compara o resultado otimizado com a produtividade alcançada por cada tribunal. Dessa forma, é possível fornecer dados quantitativos sobre o quanto cada tribunal deve aumentar em sua produtividade para alcançar a fronteira de produção, considerando os recursos que cada um dispõe.
Os cálculos levam em consideração o volume de processos, a força de trabalho, as despesas e os resultados de produtividade obtidos. Na edição de 2013, a metodologia foi aplicada aos tribunais da Justiça Estadual e da Justiça Federal.
Entre os tribunais de grande porte da Justiça estadual, TJRS e TJRJ alcançaram 100% de produtividade, ou seja, conseguiram produzir o máximo com os insumos disponíveis, na comparação aos demais de mesmo porte.
Nenhum dos tribunais de médio porte da Justiça estadual alcançou 100% de produtividade. Entre os tribunais de pequeno porte, TJAP, TJMS e TJAC obtiveram produtividade máxima (100%). A média do IPC-Jus na Justiça Estadual em 2012 foi de 73%, segundo o método DEA.
Na Justiça do Trabalho, o TRT da 2ª Região (SP) foi o único a apresentar 100% de produtividade durante toda a série histórica (2009 a 2012). Entre os demais tribunais de grande porte na justiça trabalhista (TRT3, TRT15, TRT1 e TRT4), apenas o TRT4 (RS) não alcançou 100% de produtividade em algum dos anos anteriores.
Entre os tribunais de médio porte, o TRT8 (PA / AP) foi o único a alcançar 100% de produtividade. Nenhum dos tribunais trabalhistas de pequeno porte alcançou 100% de produtividade em 2012. O IPC-Jus médio na Justiça do Trabalho foi de 85%, segundo a técnica DEA.
Diante dos resultados, a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região - AMATRA 8 vem parabenizar todos os colegas que fizeram e fazem parte desta Região. "Mesmo com as dificuldades materiais existentes, fomos o tribunal mais produtivo do Brasil entre os de médio porte, imaginem o que faríamos com melhores recursos", cogita o Presidente da AMATRA 8 e titular da 14ª Vara do Trabalho de Belém, juiz Antonio Oldemar Coêlho dos Santos.

Fonte: Agência CNJ de Notícias + Ascom AMATRA8

Nenhum comentário:

Postar um comentário