Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Equipe prepara calendário do Programa TJC 2013 para o 2º semestre

O encontro aconteceu hoje (25/07), marcando o início dos trabalhos do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA 8, para o segundo semestre de 2013. Em reunião realizada na sede da Associação dos Magistrados Trabalhistas, para organizar o calendário de desenvolvimento do Programa TJC nas escolas do Bairro do Bengui, a equipe de juízes, advogados e representantes dos movimentos sociais e entidades parceiras do Programa definiram o calendário para a segunda metade do ano.


Estiveram presentes os Juízes do Trabalho do TRT-8ª Região Maria Zuíla Lima Dutra, Océlio de Jesus C. Morais, Marcos César Moutinho da Cruz, Vanilza de Souza Malcher e Jorge Antonio Ramos Vieira. Além deles, o Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas (ATEP) José Cláudio e a 1ª Secretária da Associação, a advogada Claudiovani Ramiro e o Procurador Faustino Pimenta, representando o Ministério Público do Trabalho (MPT). Estiveram ainda, a representante da Presidência do TRT 8, Lílian Cebolão e a Professora Ornella Ribeiro, vice-diretora da Escola Cidade de Emaús.
No Pará, o TJC teve início em 2013, com várias etapas, capacitando professores e alunos, com magistrados do trabalho, advogados, procuradores e instituições de ensino superior. Assim, há uma capacitação prévia para os professores das escolas que receberão o programa, objetivando instigar o trabalho das matérias básicas com enfoques interdisciplinares.

A Coordenadora do TJC na 8ª Região, Maria Zuíla Dutra presidiu a reunião e fez uma breve explanação sobre a atuação do TJC e suas finalidades. A Coordenadora apresentou e entregou as cartilhas que foram distribuídas aos alunos e professores na capacitação. Teceu esclarecimentos sobre as etapas desenvolvidas, passando pela capacitação dos professores, o diagnóstico pelos integrantes das faculdades de direito, as apresentações nas escolas, o tira dúvidas pelos magistrados e a culminância final.
Definiu-se que cinco escolas serão atendidas no segundo semestre, das quais já participaram da capacitação os professores. O momento é conhecido como “tira dúvidas” e acontecerá nos dias 6, 7 e 9 de agosto, a visitação ao fórum trabalhista de Belém será em outubro, pretendendo-se realizar a culminância dia 14 de novembro, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

TJC - O programa TJC é uma ação solidária que leva aos alunos da rede pública noções básicas sobre Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, ética e cidadania. Entre as atividades do programa estão a realização de palestras nas escolas, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita e visitas dos alunos ao Poder Judiciário Trabalhista. A iniciativa é da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com a realização local dos Tribunais Regionais do Trabalho e das Associações de Magistrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário