Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de março de 2013

Primeira etapa do Programa TJC na 8ª Região supera expectativas


Com mais de 150 participantes, o I Seminário de Capacitação de Multiplicadores do TJC na 8ª Região teve a participação inédita de lideranças de movimentos sociais.



Foi com número recorde de participantes que o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi lançado na 8ª Região. O I Seminário de Capacitação de Multiplicadores, ocorrido nos dias 14 e 15 de fevereiro, no auditório do Movimento República de Emaús, em Belém, surpreendeu os organizadores devido ao grande número de participantes e a adesão de lideranças de movimentos sociais. O Seminário contou com a presença das Juízas Sandra Bertelli, coordenadora nacional do TJC (ANAMATRA), e Rosemeire Lopes Fernandes, integrante da Comissão Nacional do TJC na 5ª Região (BA).

Na abertura do evento, estiveram ao lado do Presidente da Amatra8, Juiz Antonio Oldemar Coelho, a Presidente do TRT8, Desembargadora Odete de Almeida Alves; o Diretor da Escola Judicial, Desembargador Sérgio Rocha; a Reitora da Universidade da Amazônia, Profª Ana Célia Bahia; o representante do Ministério Público do Trabalho, Procurador Rafael Marques; o idealizador e criador da República de Emaús, Padre Bruno Sechi; a Coordenadora Geral do Movimento República de Emaús, Profª Georgina Kalife Cordeiro; o Diretor da Escola de Emaús, Profº João Faustino, além do Presidente da Associação dos Advogados do Pará, Dr. José Maria Vieira. Todos são parceiros conveniados do projeto com a Amatra8.

Os coordenadores do Programa TJC na 8ª Região, juízes Maria Zuíla Lima Dutra e Océlio de Jesus C. Morais também fizeram parte da mesa de abertura e comemoraram o resultado do seminário. A equipe de voluntários é composta por 09 magistrados trabalhistas (Ângela Maués, Claudine Rodrigues, Edilene Franco, Giovanna Morgado, Océlio Morais, Oldemar Coêlho, Roberta Santos, Vanilza Malcher e Zuíla Dutra) e dois servidores, além de parceiros.
Com a participação de juízes, dez grupos de oficinas foram formados. Cada magistrado integrou um grupo e cada grupo recebeu um tema dentro dos abordados pela Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos – esta que será usada em sala de aula pelos educadores – para que fosse pensada uma apresentação teatral ou musical que possibilitasse o entendimento mais fácil sobre os temas. 

O treinamento foi inicialmente previsto para 150 pessoas, mas o interesse foi tão grande que elevou o número para 175 participantes, incluindo professores da Escola Cidade de Emaús e líderes comunitários de 23 Movimentos Sociais, a exemplo do Movimento de Emaús, Associações de Moradores, Núcleos de Educação Popular, Associações de Mulheres, Centros Sociais, Associação de Moradores das Comunidades Nova Jerusalém e Moara (do entorno do Lixão do Aurá - o maior lixão do Norte do Brasil, no qual 80% desses moradores são catadores de lixo), além de outros movimentos que assistem crianças e adolescentes carentes. Os grupos de dança e de música criados no Movimento República de Emaús fizeram apresentações durante o evento.



Para a coordenadora do TJC/Amatra8, Juíza Maria Zuíla Dutra, “a participação de todos os presentes foi surpreendente, não somente na interação com os palestrantes, mas também no modo de organização durante os lanches, o almoço e, principalmente, nas oficinas. Os dez trabalhos apresentados na culminância foram de uma beleza e profundidade admiráveis. Foram abordados todos os temas da cartilha, sendo os assuntos expostos na sua essência e por meio de maravilhosas apresentações artísticas”, comemorou a magistrada. Na avaliação do Juiz Océlio Morais, vice-coordenador do TJC, o pleno êxito do seminário é fruto do comprometimento responsável de todas as entidades conveniadas ao programa.

“Muitas foram as manifestações elogiosas dos presentes ao Programa TJC, a começar pela representante do Movimento de Emaús. Sem dúvida alguma, essas manifestações nos deixaram ainda mais comprometidos em desenvolver um trabalho digno do merecimento dessa camada da população”, finalizou a coordenadora Zuíla Dutra. Para o Juiz Océlio Morais, o TJC é uma oportunidade especial para o magistrado trabalhista rever valores e reaprender com a realidade.

A Universidade da Amazônia levou 30 acadêmicos de Direito, comandados pela Profª Clarisse (Coordenadora do DATAUNA – Centro de Pesquisa Científica da Universidade), que promoveram entrevistas com vários participantes do evento, objetivando conhecer suas expectativas com relação ao Programa. Essa pesquisa vai prosseguir durante o ano todo para, ao final, saber-se, na visão das comunidades beneficiadas, se os objetivos previstos foram atingidos. 



O Programa fará atividades durante todo o ano para o acompanhamento dos alunos e professores, esclarecer dúvidas e ajudar para que os beneficiários consigam atingir o objetivo maior do trabalho que é exercer com dignidade e conhecimento a cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário