Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de maio de 2012

I Encontro Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/Pa), em parceria com a AMATRA 8, promovem, no próximo dia 28 (segunda-feira), o Encontro Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo. A programação, que conta com a realização de painéis sobre o tema, inicia às 9h, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Belém.


Intitulado “Desafios e perspectivas para o enfrentamento à prática do trabalho escravo”, o evento derivou da parceria entre as instituições proponentes com organizações federais e da sociedade civil. Durante o encontro, os participantes também poderão conferir relatos de resgates de trabalhadores escravos no Pará, apresentados pelo Grupo de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).


Serviço: O Comando Geral da Polícia Militar fica na Av. Dr. Freitas, s/n, bairro do Marco, em Belém. Maiores informações junto à Coordenadoria Estadual de Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Rurais e de Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas (Ctetp), pelos fones (91) 4009-2732 ou 4009-2719.

Com informações da Agência Pará de Notícias

Programação:

09h  -  Abertura do Evento

09:30h - Relato de resgates de trabalhadores escravos no Pará                                                       Apresentação dos Relatos: Grupo de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE 
10h PAINEL   I - Responsabilidades trabalhistas decorrentes: Obrigações do empregador e as  indenizações por danos aos direitos violados das pessoas resgatadas em situação análoga ao trabalho escravo.
PARTICIPANTES:                                                                                                                                          
Dr. José Guerra – Coordenador da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo,  da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República;                                             Dr. Hideraldo de Souza Machado - Coordenadoria de Combate ao Trabalho Escravo  do Ministério  Público do Trabalho
Coordenador: José Acreano Brasil Júnior – Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos 
12h:30min – Almoço aos Participantes
14h -  PAINEL II – O  Atual cenário da repressão trabalhista, cível e criminal aos exploradores de  mão de obra escrava no Brasil e no Pará.

PARTICIPANTES:                                                                                                                                          
Dr. Jônatas Andrade, Magistrado da Justiça do Trabalho no Pará e Coordenador do GAETE-PA      (Grupo de Articulação Interinstitucional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (TRT/MPTe TEM)
Dr. Ubiratan Cazetta Procurador da República no Pará do Ministério Público Federal (MPF)
Coordenador: Juiz Antonio Oldemar Coêlho dos Santos, Presidente da AMATRA 8

15h:30min –  PAINEL IV  - “Trabalho em Grupo”: Construção do fluxo de atendimento às vitimas  resgatadas em situação análoga ao trabalho escravo. ]                                        Mediação; Secretaria de Estado de Justiça e Diretos Humanos - SEJUDH
16h:45min -  Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário